SOBRE A PESQUISA

Em todo o Brasil é possível encontrar iniciativas que buscam reconstruir os caminhos perdidos pela falta ou ineficiência de uma educação de qualidade e inclusiva, que garanta sustentabilidade cultural e crítica aos seus cidadãos. Em escolas, bibliotecas de acesso público, associações de moradores, praças, igrejas e outros tantos espaços promove-se a leitura através de projetos que se mantém pela insistência daqueles que acreditam que a leitura é um direito e pode estar na base da transformação que esse país precisa.

 Convictos de que há um país que lê, e que essa leitura é diversa, múltipla, fomentada há muitos anos por iniciativas de vários extratos sociais, batizamos esta pesquisa de O Brasil que Lê. O nome, que busca realçar o trabalho desses milhares de mediadores de leitura, não é inédito, está na fala e nos atos de todos e todas que fazem esse grande movimento pela formação de leitores. Já o encontramos também em livro de Sérgio Moura e Vania Carvalho, de 2007, da Editora Repertório, e que se chama Histórias de um Brasil que Lê. Mais recentemente, em 2018, O Brasil que Lê foi o nome dado ao livro que divulgou a importante pesquisa “Bibliotecas comunitárias no Brasil: impactos na formação de leitores“, das pesquisadoras Cida Fernandez, Elisa Machado e Ester Rosa, editado pelo Centro de Cultura Luiz Freire e pela Rede Nacional de Bibliotecas ComunitáriasRNBC, assim como o Festival Brasil Que Lê, realizado anualmente pela RNBC. Com objetivos e metodologia própria, a pesquisa que apresentamos aqui irá se somar a todas as dimensões do Brasil que lê e quer leitura plena e cidadania para todos.

 O Brasil que Lê é uma pesquisa que reúne em parceria o Instituto Itaú Cultural, o Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio, a Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio e a JCastilho Consultoria para uma ação de mapeamento e análise de projetos de formação de leitores e mediadores em todos os estados brasileiros. O objetivo é dar visibilidade a ações que estão (re)construindo o tecido social brasileiro através da leitura e da cultura, resgatando histórias e vidas, compartilhando conhecimento e apoiando decisivamente o estabelecimento de novos patamares para a formação continuada de leitores no país.

 A perspectiva é que a pesquisa recolha projetos de leitura e apresente, além de um mapeamento histórico, geográfico e social dessas ações, um levantamento sobre práticas, perfis de mediadores e uso de tecnologias de informação e comunicação em promoção de leitura. Para a captação dos dados dos projetos será utilizado um questionário virtual cujo link será divulgado nas redes sociais das instituições envolvidas e em contatos diretos com promotores de leitura. Quem realizar ou conhecer algum trabalho deve se inscrever e obter um selo de participação.

 Os diferentes nichos de informação apurados pelo trabalho serão fundamentais para a compreensão do que é feito para promover a leitura em nosso país e podem apontar possibilidades e demandas que orientem futuras ações e investimentos. Os resultados dessa pesquisa serão publicados e divulgados conjuntamente pelas instituições parcerias. Buscar conhecer é o primeiro passo.

 

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