DÚVIDAS FREQUENTES

  1. O que é um projeto?

  2. O que é um projeto de leitura?

  3. Quem pode responder o questionário?

  4. Por que precisamos de dados pessoais do responsável?

  5. Se eu não souber as datas de início, término, interrupção ou retomada do projeto, o que devo fazer?

  6. O que é abrangência do projeto?

  7. Como calcular a quantidade de itens em meu acervo?

  8. O que é tecnologia assistiva?

  9. Como dimensionar a quantidade de pessoas na equipe do projeto?

  10. O que devo considerar como “formação para o exercício da função de mediador”?

  11. O que devo considerar como Objetivos Gerais de meu projeto?

  12. O que devo considerar como Objetivos Específicos do meu projeto?

  13. O que é a Metodologia de um projeto?

  14. Como calcular o número de ações realizadas pelo meu projeto?

  15. Como diferenciar “Metas”de “Objetivos Gerais ou Específicos” do meu projeto?

  16. O que considerar como “impacto social em termos de práticas de cidadania”?

  17. Como devo entender o impacto de meu projeto no PISA ou no IDH?

  18. O que considerar com o “impacto social em termos de qualidade de vida” do público atendido?

  19. O que devo considerar como “Desdobramentos” do meu projeto?

  20. Que tipo de informação adicional devo anexar ao questionário?

O que é um projeto?

Projeto é um empreendimento temporário ou permanente de criação e oferta de um produto ou serviço para um determinado público, visando a transformação de uma realidade existente. Um projeto deve ter objetivos claros e definidos, possibilitando o registro e a avaliação sistemática e periódica de suas ações.

O que é um projeto de leitura?

Um projeto de leitura é aquele que tem como missão a promoção da leitura, através de metodologias e linguagens propícias à formação de leitores e/ou mediadores.

Quem pode responder o questionário?

O questionário da pesquisa deve ser respondido pelo responsável pelo projeto. Caso não seja possível, pode ser respondido por outra pessoa indicada pelo responsável, desde que disponha das informações solicitadas. Antes de iniciar a responder, veja o vídeo instrucional.

Por que precisamos de dados pessoais do responsável?

Responder o questionário é a primeira parte dessa pesquisa. Precisamos dos dados para futuros contatos para aprofundamento das análises que serão realizadas adiante.

Se eu não souber as datas de início, término, interrupção ou retomada do projeto, o que devo fazer?

Você deve informar as datas de forma mais aproximada possível.

O que é abrangência do projeto?

Abrangência do projeto é considerado o espaço físico e geográfico onde está o público atendido por ele, ou seja, que espaços pretende-se abranger com as atividades oferecidas pelo projeto. 

 

Como calcular a quantidade de itens em meu acervo?

Para dimensionar o total de itens no seu acervo, considere todos os tipos de materiais que o projeto tem à disposição para o desenvolvimento de suas atividades, conforme informado na pergunta 51.

O que é tecnologia assistiva?

As tecnologias assistivas existem para disponibilizar recursos e serviços que possibilitem a ampliação das habilidades funcionais de pessoas com deficiência.

Como dimensionar a quantidade de pessoas na equipe do projeto?

Considere o total de pessoas que trabalham na execução direta ou de suporte às atividades do projeto, remunerada ou voluntariamente.

O que devo considerar como “formação para o exercício da função de mediador”?

Além da formação escolar (níveis fundamental, médio e superior), considere também se os mediadores de leitura possuem alguma formação específica para o trabalho que exercem, p.ex., curso de contação de histórias, especializações, habilidades específicas, etc..

O que devo considerar como Objetivos Gerais de meu projeto?

Objetivos Gerais englobam a finalidade do projeto, ou seja, para quê seu projeto existe.

O que devo considerar como Objetivos Específicos do meu projeto?

Objetivos Específicos são aqueles que correspondem a cada atividade que o projeto executa. P.ex., conhecer melhor a obra de um autor ou aprimorar capacidades de leitura e escrita para melhoria no rendimento escolar ou, ainda, desenvolver o gosto por histórias contadas oralmente.

O que é a Metodologia de um projeto?

Considere aqui o modo como seu projeto é executado: quais as atividades realizadas, em que ordem, com que público, como são avaliadas, etc. Se o projeto desenvolver atividades variadas, procure agrupá-las ou indicar uma forma de trabalho que possa ser aplicável de forma generalizada.

Como calcular o número de ações realizadas pelo meu projeto?

Considere o total de atividades realizada durante um período de tempo que seja aplicável ao projeto, mesmo que tais atividades não possuam as mesmas naturezas. P.ex, se o projeto oferece a realização de eventos para um público, calcule quantos eventos ofereceu durante 1 ano ou desde o início das atividades. Deixe a sua sensibilidade indicar qual a melhor forma de medir quantitativamente os resultados de seu projeto.

Como diferenciar “Metas”de “Objetivos Gerais ou Específicos” do meu projeto?

“Metas” são objetivos quantificados, ou seja, se o projeto tem como objetivo desenvolver capacidades de leitura e escrita de adolescentes residentes em um bairro X, as metas seriam quantos adolescentes quero e posso atender, quantos encontros ou oficinas serão oferecidas, etc.

O que considerar como “impacto social em termos de práticas de cidadania”?

Considere se há algum registro, formal ou informal, de que o público atendido, no todo ou em parte, assumiu a responsabilidade de participação cidadã na vida da localidade onde o projeto se insere, aderindo a ações individuais ou comunitárias de transformação da realidade.

Como devo entender o impacto de meu projeto no PISA ou no IDH?

O PISA – Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – é um estudo comparativo internacional, que avalia competências e avanços nas áreas de Matemática, Ciências e Leitura. Seus resultados apresentam indicadores que podem contribuem para a melhoria da educação. 

O IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – é uma medida comparativa que considera expectativa de vida, educação e renda per capita, e que é usada para classificar países, estados e municípios como desenvolvidos ou não.

O impacto de um projeto de leitura no PISA ou no IDH pode ser medido a partir de dois critérios: a adesão e contribuição do projeto às políticas educacionais da localidade onde se insere e o acompanhamento da série histórica do Município ou Estado em que se localiza.

O que considerar com o “impacto social em termos de qualidade de vida” do público atendido?

Considere se há algum registro, formal ou informal, de que o público atendido, no todo ou em parte, percebe melhorias individuais traduzidas como desenvolvimento de autoestima, “empoderamento” pessoal ou profissional, retomada de estudos, etc.

O que devo considerar como “Desdobramentos” do meu projeto?

Considere se o projeto em sua concepção original “deu frutos”, ou seja, ampliou a oferta de atividades, em termos de variedade, ou também se o projeto foi multiplicado em outras localidades ou instituições.

Que tipo de informação adicional devo anexar ao questionário?

Anexe apenas fotos, vídeos  ou textos que possam contribuir para a compreensão do que é realizado pelo projeto. Não há necessidade de envio de fotos de eventos específicos.

Entre em contato

Se você tem alguma dúvida ou precisa de ajuda com o formulário, fale conosco por aqui ou pelo email obrasilquele@catedra.puc-rio.br

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