TERMO DE USO E POLÍTICAS DE PRIVACIDADE

O Brasil que Lê é uma pesquisa que mapeará e analisará projetos de formação de leitores no Brasil e está sendo desenvolvida pelo Instituto Itaú Cultural com a parceria do Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio - iiLer, da Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio, e da JCastilho Consultoria.

Esta pesquisa tem origem na necessidade de visibilizar projetos e promotores de leitura que com seu trabalho diuturno constroem uma verdadeira rede de formação de leitores em nosso país. Os objetivos do estudo são, portanto, mapear através deste formulário as iniciativas de promoção de leitura no Brasil e oferecer um panorama que integre metodologias, práticas e o comportamento do leitor, considerando projetos ativos ou não que constituirão uma série histórica de ações. Assim, esse trabalho é fundamental para que se conheçam as diversas práticas de promoção à leitura em nosso país e seus respectivos impactos entre as populações atendidas, os quais poderão guiar ações e investimentos futuros na área do livro e da leitura.

A análise das informações prestadas neste formulário considerará, além das avaliações socioeconômica e de distribuição geográfica, as relações entre práticas de leitura, perfis de mediadores e emprego da tecnologia em ações de formação de leitores e mediadores. Os resultados constituirão relatórios produzidos pela equipe de pesquisadores e que poderão conter informações específicas dos projetos, desde que relacionadas expressamente com o conteúdo da análise.

Todos os projetos que aderirem à pesquisa receberão um selo de participação, reconhecendo seu engajamento nesse esforço de reunião de tantas ações desenvolvidas em prol da leitura no Brasil.

Informamos que os dados de seu projeto no que concerne à privacidade, à liberdade de expressão, de informação, de comunicação e de opinião estão garantidos. Do mesmo modo, seu armazenamento ocorrerá em servidores da PUC-Rio ou indicados pela Universidade e que atendem aos requisitos de segurança exigidos pela legislação vigente. No entanto, toda participação em pesquisa incorre em riscos ainda que mínimos; em caso de invasão, medidas serão adotadas pelas Instituições, respeitando as normas legais.

Uma vez cedidos, os dados serão armazenados e poderão ficar disponibilizados através da plataforma online Cartografias da Leitura, (https://cartografias.catedra.puc-rio.br), utilizada para recolher e divulgar os dados dessa e de outras pesquisas que venham a ocorrer no futuro, desde que aprovadas pelo iiLer e pela Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio.

Os dados pessoais coletados pelo questionário serão utilizados apenas e tão somente para contato com o projeto quando for necessário esclarecer ou aprofundar avaliações construídas ao longo da pesquisa.

Os dados pessoais sensíveis coletados pelo questionário serão utilizados apenas e tão somente para efeitos estatísticos, sendo garantido o anonimato no tratamento dos mesmos.

Solicitamos seu consentimento quanto aos dados de seu projeto para:

1. Serem coletados e controlados pelas instituições supracitadas conforme a finalidade da pesquisa.
  2. Serem extraídos da plataforma para estudos e organização de relatórios.
  3. Serem difundidos, se for o caso, como parte dos resultados da pesquisa em eventos de divulgação e também fazendo parte de publicação em diferentes mídias (revistas e jornais impressos e digitais; redes sociais e sites do Instituto Itaú Cultural e do Instituto Interdisciplinar de Leitura/Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio; programas e propagandas na TV).
  4. Serem destruídos caso não atendam aos propósitos da pesquisa.

Esclarecemos que sua participação na pesquisa é voluntária e, portanto, não haverá cobranças ou pagamentos por suas informações, nem tampouco represálias caso decida não participar ou resolva desistir a qualquer momento -  basta nos contactar pelo e-mail obrasilquele@catedra.puc-rio.br .

Informamos também, que ao responder o questionário, o participante assume a responsabilidade pela veracidade das informações prestadas.