Seminário Arte, técnica e paixão

O primeiro encontro apresentará elementos de um diagnóstico geral oferecido por avaliações analíticas e relatos de experiências práticas de formação de leitores e de mediadores realizados por pesquisadores atuantes na área. Buscando uma visão compartilhada sobre o que está acontecendo nas comunidades de formação leitora, incentivamos que esse item seja alimentado por exemplos colhidos dentro da própria pesquisa em andamento.

O segundo encontro enfrentará o desafio de enfocar os públicos com que trabalhamos e os serviços e atividades que prestamos, nossa razão de ser e de existir. Aqui o foco é reconhecermos com mais atenção quem são nossos públicos, o que mudou nesses públicos, e como estamos interagindo com nossos públicos com nossas iniciativas e serviços. Subjacente a essas questões, temos outras: nossos serviços e iniciativas estão adequadas? Precisam ser modificadas? O que significam em termos de recursos humanos, tecnológicos e financeiros? Há alternativas de prestação de serviços que não estamos observando?  

O terceiro encontro lida com os meios essenciais para dar conta das iniciativas e serviços previstos. Se os dois primeiros encontros visam oferecer tanto um diagnóstico geral quanto um olhar mais aprofundado sobre nossos públicos e ações finalísticas, no terceiro encontro a nossa atenção volta-se para os meios essenciais – pessoas, orçamento, relacionamentos e parcerias. Nossa equipe está bem qualificada e motivada? Como montar uma equipe capaz e altamente motivada? Temos recursos para tocar nossas iniciativas? Que estratégias podem ser adotadas para ampliarmos nossas fontes de recursos? O que agentes públicos, privados e das OSCs podem nos recomendar? Como engajar parceiros responsáveis e continuados?

O quarto encontro divide-se em duas partes. A primeira apresenta uma breve apresentação sobre as formas organizacionais disponíveis para as organizações da sociedade civil. Com uma apresentação a partir do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, aborda os modelos OS, OSCIP e Serviço Social Autônomo, procurando contribuir para a melhor compreensão das formas organizacionais disponíveis no marco regulatório vigente no país. A segunda parte busca juntar as pontas entre diagnósticos, públicos, serviços e ações prestadas, os meios essenciais e os modelos organizacionais. Essa convergência é feita por meio de uma oficina de planejamento estratégico orientada às organizações e iniciativas de formação de leitores. A constatação é óbvia: quanto mais complexa e desafiante for a realidade, mais precisamos planejar.

Os debates e exposições serão ministrados por especialistas e gestores de organizações públicas, privadas e de organizações da sociedade civil, todos com vivência efetiva e dedicação apaixonada nos assuntos que tratam. Os encontros acontecerão às sextas-feiras do mês de agosto, no horário de 14h às 17h. No 2º, 3º e 4º encontros, dois projetos inscritos na pesquisa conversarão com os expositores.

 

CONTEÚDO E CONFERENCISTAS

Encontro 1

Dia 6/8

 

As experiências importam – a comunidade de formadores de leitores no Brasil

Com: Cida Fernandes (Centro Luiz Freire/PE), Eliana Yunes (PUC-Rio) e Lídia Cavalcante (UFC)

Mediação : José Castilho (J Castilho Consultoria)

Comentários: Denise Ramalho (Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio)

Inscrições: Encerradas

Encontro 2

Dia 13/8

 

Qual leitor? Como agimos e quem é nosso público. É preciso inovar?

Com: Dolores Prades (Instituto Emília/SP), Maria Bernardete Passos (Instituto Colibri/RNBC) e Vera Aguiar (PUC-RS)

Mediação: Gilda Carvalho (iiLer PUC-Rio)

Comentários: Denise Ramalho (Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio)

As inscrições para receber certificado após o evento podem ser feitas até a data do mesmo: Clique aqui!

Encontro 3

Dia 20/8

 

Financiamento: o lugar e resultados das parcerias nos projetos e organizações.

Com: Thays Polidoro (Instituto Elos Santos), Vera Lion (Diretora IBEAC-SP) e Flávio Prol (VMCA Advogados)

Mediação: Claudiney Ferreira (Itaú Cultural)

Comentários: Denise Ramalho (Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio)

As inscrições para receber certificado após o evento podem ser feitas até a data do mesmo: Clique aqui!

Encontro 4

Dia 27/8

 

Equipes e desenhos organizacionais voltados à resultados.

Com: José Carlos Vaz (Each-USP) e representante da ABONG (a confirmar)

Mediação: Marta Moraes (PUC-PR)

Comentários: Denise Ramalho (Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio)

As inscrições para receber certificado após o evento podem ser feitas até a data do mesmo: Clique aqui!

Os certificados serão enviados partir da semana seguinte ao evento para o email cadastrado na inscrição. 

Follow by Email
YouTube
Instagram